SISU Inscrições 2017 – Como Fazer a Inscrição no SiSU

O Sistema de Seleção Unificada – SiSU – abre inscrições a cada semestre para concluintes do ensino médio.

O SiSU 2017 é um sistema informatizado de seleção para os cursos de todas as instituições federais de nível superior, além de algumas universidades estaduais. Algumas faculdades ofertam parte das vagas pelo sistema, enquanto as demais são preenchidas através do vestibular tradicional. As inscrições do SiSU são realizadas sempre no início dos meses de janeiro e julho.

sistema de seleção unificada

Inscrições SISU 2017

  • Início: 11/01/2017
  • Término: 14/01/2017 (até 23:59)
  • Resultado: (Notas do ENEM saem 08/01/2016)
  • Quantidade de vagas: 205 mil

A pré-condição para as inscrições no SiSU 2017 é que os alunos tenham prestado no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – no ano anterior e não tenham zerado na prova de redação.

Para esse primeiro semestre de 2017, o SiSU oferece 205 mil vagas em cursos de licenciatura, bacharelado e graduação tecnológica. Os alunos concorrem com as notas obtidas no ENEM e as instituições participantes da seleção podem atribuir pesos diferentes às provas.

A partir deste ano, a seleção também contempla as ações afirmativas – o sistema de cotas para negros, pardos, indígenas e estudantes egressos de escolas públicas. Até 2016, 50% das vagas em instituições federais deverão ser preenchidas pelos estudantes da rede pública de ensino.

As cotas para afrodescendentes e índios serão definidas de acordo com os dados do IBGE. Mesmo assim, o estudante pode decidir se quer ou não concorrer na modalidade de cotista. Quem decide participar das ações participativas deve estar atentos para as regras estabelecidas pelas instituições participantes do SiSU para comprovar a ascendência negra ou indígena.

As inscrições para o SiSU 2017 são feitas exclusivamente pela internet. Os candidatos só precisam informar o número e senha da inscrição no ENEM e o sistema captura, em até 24 horas, os dados pessoais e notas das provas.

É importante verificar se os dados obtidos pelo serviço informatizado estão corretos e eventualmente solicitar atualizações e retificações. Basta clicar em ”Ver Meu Boletim”, na página do SiSU (www.sisu.mec.br) e corrigir os erros.

sisu quando acontece

Nos dias seguintes ao da inscrição, a partir das 2h – geralmente, as inscrições para o SiSU 2017 ficam abertas por cinco dias –, os estudantes já podem consultar notas de corte e classificação. Com isto, podem alterar suas opções, migrando para um curso com menos concorrência, ou que confira um peso maior a uma prova do ENEM em que o candidato obteve nota mais alta.

Cada candidato pode escolher duas opções de cursos, na tela “Fazer Inscrição do SiSU” do site. A página virtual permite a pesquisa das vagas oferecidas por município, instituição ou curso. Clicando no nome do curso, é possível verificar as ações afirmativas relacionadas a ele.

+ Confira: SISU Segunda Chamada – Seleção para o SISU 2017

Cada instituição participante do SiSU tem regras próprias para as matrículas dos selecionados. Os documentos necessários já estão relacionados na página de inscrição. É conveniente providenciar a documentação com antecedência, para não ter problemas.

Estudantes selecionados na primeira opção de curso são automaticamente excluídos da seleção, mesmo que não façam a matrícula (os selecionados para a segunda opção podem esperar a segunda chamada).


3 comentários em “SISU Inscrições 2017 – Como Fazer a Inscrição no SiSU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *