SISU Segunda Chamada – Seleção para o SISU 2017

Os candidatos do SiSU podem permanecer na lista de espera – é a segunda chamada.

O calendário do SiSU (Sistema de Seleção Unificada, criado pelo Ministério da Educação MEC em 2010, para o ingresso de estudantes em instituições federais de ensino superior) prevê a segunda chamada, para o preenchimento de eventuais vagas não ocupadas no processo de seleção. Atualmente, diversas faculdades estaduais utilizam o SiSU para preencher parte ou todas as suas vagas.

2ª chamada do sisu

Segunda Chamada SISU 2017

Parte dos alunos é selecionada em outras universidades, que utilizam vestibulares tradicionais para classificar seus candidatos, e rejeita as vagas oferecidas pelo SiSU, apesar de as instituições participantes do sistema estarem entre as melhores universidades brasileiras.

Por isto, o cronograma da seleção prevê a lista de espera: relação de candidatos, em ordem de classificação – de acordo com as notas obtidas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o peso atribuído a cada prova pelas instituições de ensino participantes –, que podem ser convocados, em segunda chamada, para as eventuais vagas remanescentes.

É importante lembrar que o SiSU determina que os candidatos façam duas opções de cursos e permite que os estudantes alterem estas mesmas opções durante todo o período em que as inscrições estão abertas, fato que aumenta as probabilidades de seleção, já que os candidatos podem escolher um curso menos concorrido e/ou com menores notas de corte (nota mínima para que o aluno possa ingressar em determinada faculdade).

Alunos convocados na sua primeira opção, mesmo que não façam a matrícula, são automaticamente excluídos do sistema e não concorrem às vagas da segunda chamada.

segunda chamada sisu

Como Ser Selecionado na 2ª Chamada do SiSU?

O cronograma do SiSU, que é aberto duas vezes por ano, em janeiro e julho, é o seguinte: durante cinco dias, são realizadas as inscrições (e a partir do segundo dia, os candidatos podem modificar os cursos a que querem concorrer; o primeiro dia é destinado à captação dos dados cadastrais do aluno e as notas obtidas no ENEM).

Alguns dias depois – este prazo pode variar entre três e 15 dias –, é divulgado o resultado da seleção e o prazo para as matrículas.

Cada instituição participante define suas próprias regras para o ingresso dos novos estudantes: o SiSU apenas faz a classificação eletrônica dos candidatos. Encerrado este prazo, os demais candidatos não aprovados são colocados na lista de espera e podem ser selecionados em segunda chamada.

É importante que a documentação exigida pelas universidades e institutos seja providenciada com antecedência, para evitar a perda de vagas por questões burocráticas.

O site do SiSU 2017 só prevê a seleção de estudantes em primeira e segunda chamadas. As instituições que ainda tenham vagas ao final deste processo definem critérios próprios para o seu preenchimento.

Normalmente, em função dos custos, elas não realizam vestibulares; apenas abrem inscrições SiSU eletrônicas e utilizam a nota do ENEM para a classificação, ou disponibilizam a matrícula para os já graduados, que, por lei, estão dispensados de prestar vestibular para o ingresso.


Um comentário em “SISU Segunda Chamada – Seleção para o SISU 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *